Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
PROCESSO ESTATUINTE DA UFC

Área do conteúdo

Campus de Quixadá recebe comissão em evento de apresentação do Processo Estatuinte

Data da publicação: 28 de fevereiro de 2025 Categoria: Notícias

Imagem: De pé, representantes da Comissão Organizadora e participantes da comunidade acadêmica de Quixadá posam juntos na Sala Multiuso do Campus

A Comissão Organizadora do Processo Estatuinte da Universidade Federal do Ceará promoveu, no dia 19 de fevereiro, evento de apresentação do processo de atualização do Estatuto da UFC no Campus da UFC em Quixadá.

A atividade ocorreu na Sala Multiuso do Campus e teve como objetivo apresentar a metodologia do processo, a versão atual do Estatuto e as atribuições das comissões setoriais da Estatuinte nas unidades acadêmicas e administrativas da Instituição. Foram socializadas ainda informações sobre o cronograma geral e outras etapas centrais previstas, como o Congresso Estatuinte, programado para maio deste ano.

A apresentação foi conduzida pelos seguintes representantes da Comissão Organizadora: Elaine Teixeira, assistente administrativa do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e conselheira do Conselho Universitário; Daniel Fonsêca, coordenador de Articulação Política do Gabinete da Reitoria; Maria Inês Escobar, professora do Centro de Ciências Agrárias e integrante da ADUFC-Sindicato; e Yasmin Santos, estudante de Direito.

A comunidade acadêmica do Campus de Quixadá compareceu à programação, que contou com a participação de servidores docentes, servidores técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e estudantes. Foi o último evento de apresentação antes do encontro das comissões setoriais da Estatuinte, realizado de maneira híbrida no dia 25 de fevereiro no Centro de Ciências da UFC.

Imagem: Público do evento sentado, enquanto os membros da Comissão Organizadora, à frente, apresentam slides e falam ao microfone

O coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca, salientou o engajamento fomentado pelos momentos promovidos pela Estatuinte nos diversos campi. “Em especial nos do Interior, eles têm sido determinantes para a mobilização e para a participação de toda a comunidade acadêmica da UFC. Isso confere legitimidade ao processo da Estatuinte, que agora chega a uma etapa fundamental que demandará a contribuição ativa de todos os segmentos da UFC”, sintetizou.

Para Rayanny Silva, servidora técnico-administrativa e assistente social do Campus Quixadá, a oportunidade foi importante para dinamizar a reforma do Estatuto e chamar a atenção da comunidade do campus. “Em toda a história da UFC, nos seus 70 anos, é a primeira vez que a comunidade acadêmica está tendo oportunidade de contribuir com a reformulação do seu Estatuto. Não podemos ignorar as novas demandas da sociedade e das pessoas que compõem a Universidade. A UFC precisa se adaptar essas mudanças e ser cada vez mais inclusiva, participativa e acolhedora para todos nós”, afirmou, frisando que a transformação precisa ocorrer de maneira coletiva.

Fonte: Comissão Organizadora da Estatuinte na UFC – e-mail: estatuinte@ufc.br 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo